Tecnologia do Blogger.
RSS

Geração de Energia - Usinas Hidrelétricas de Paulo Afonso e Xingó



Oi, Sejam bem vindos
 
De onde vem a energia que você está utilizando agora ? 

Não se preocupe, vamos te ajudar a entender melhor!

Pode - se conseguir energia elétrica de várias formas, até o movimento de um rio é capaz de gerar eletricidade. A maior parte da energia do Brasil é proveniente da força das águas que são produzidas nas usinas hidrelétricas, como a que visitamos em Paulo Afonso (BA) e em Xingó (SE).


  • Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso



Usina de Angiquinho

A cidade é conhecida pelo seu potencial hidrelétrico, que teve como pioneiro Delmiro Gouveia, e que com meios próprios construiu a primeira usina do Nordeste: a Usina de Angiquinho, com maquinário trazido da Europa.
A Usina de Paulo Afonso foi a primeira grande hidroelétrica construída pelo governo brasileiro.


Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso


Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é um conjunto de usinas mantidos pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) responsável pela produção e distribuição , formado pelas Usinas de Paulo Afonso I, II, III, IV e Apolônio Sales (Moxotó), que produz 4.279,6 megawatts de energia, gerada a partir da força das águas da Cachoeira de Paulo Afonso, um desnível natural de 80 metros do Rio São Francisco. Sendo assim, o Complexo de Usinas de Paulo Afonso tem a segunda maior  produção de energia dentre as usinas do Brasil.
A construção do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso no início da década de 1950, foi um marco para a engenharia brasileira, visto que foi necessário controlar e reverter o fluxo do Rio São Francisco, numa obra de engenharia sem tamanho para aquela época, para então iniciar o processo de construção da barragem para primeira usina (Paulo Afonso).


Vale ressaltar que essa usina além do abastecimento elétrico da maior parte do nordeste, esta é muito importante para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade. 


  • Usina Hidrelétrica De Xingó 


Usina de Xingó
A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Alagoas e  Sergipe.

A Usina de Xingó está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina,  sendo sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Administrada pela CHESF que é responsável pela produção e distribuição.
A posição da usina, com relação ao São Francisco, é de cerca de 65 km à jusante do Complexo de Paulo Afonso, constituindo-se o seu reservatório, face as condições naturais de localização, num canyon, uma fonte de turismo na região, através da navegação no trecho entre Paulo Afonso e Xingó, além de prestar-se ao desenvolvimento de projetos de irrigação e ao abastecimento d’água para a cidade de Canindé/SE.
A usina geradora é composta por 6 unidades com 527.000 kW de potência nominal unitária, totalizando 3.162.000 kW de potência instalada, havendo previsão para mais quatro unidades idênticas numa segunda etapa.


A energia gerada é transmitida por uma subestação elevadora com 18 transformadores monofásicos de 185 MVA cada um que elevam a tensão de 18 kV para 500 kV. Abastecendo a maior parte do nordeste brasileiro.

A Hidrelétrica de Xingó é considerada a maior e mais moderna da CHESF e gera 30% da energia da empresa. A Usina conta com uma potência instalada de mais de 3 milhões de kW, por estes motivos a Hidrelétrica de Xingó é mais eficiente que a Hidrelétrica de Paulo Afonso.


Agora que  vimos como as  Usinas Hidrelétricas funcionam. Vamos entender como acontece a transformação de energia delas.

  • Energia Hidrelétrica


Processo de transformação de energia 


A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.  Ou seja, o movimento da água nas turbinas, é  levado até o gerador que através da Indução Eletromagnética transforma energia mecânica (energia cinética das turbinas) em energia elétrica. Toda energia elétrica gerada dessa maneira é levada por cabos, dos terminais do gerador até o transformador elevador.

Transformadores da Usina de Paulo Afonso

Tipos de Energia


  • Energia Potencial (acumulada nas barragens)

Barragem da Usina de Xingó


  • Energia Cinética de Translação (águas no Dutos)

Dutos de uma Usina Hidrelétrica

  • Energia Cinética Rotacional (águas nas turbinas)

Turbinas da Usina de Paulo Afonso

  • Energia elétrica ( Gerador)

Gerador da Usina de Xingó


  • Indução Eletromagnética (transformação da energia cinética em  energia elétrica por ondas eletromagnéticas)




Depois de todo esse processo a energia está pronta para chegar nas residências.



Espero que tenhamos ajudado você a entender como a energia elétrica chega na sua casa. 


Lembre - se economize energia! Acenda essa ideia e apague a luz!





Assista o vídeo para entender melhor o processo de Transformação de Energia Hidrelétrica.




Obrigado e bons estudos.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Xing%C3%B3
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Xingo12012012.JPG
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_Paulo_Afonso_IV
http://www.infoescola.com/fisica/como-funciona-uma-hidreletrica/
http://www.youtube.com/watch?v=KHCbexIN4fA

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Unknown disse...

nuuss

Unknown disse...

A utilização das aguas do rio São Francisco representa um projeto de grande ousadia na produção de energia elétrica, insumo básico para as atividades econômicas do Brasil. Os canyons do rio na Usina de Paulo Afonso são um exemplo da capacidade da engenharia brasileira representando as dificuldades imensas na construção do grande complexo de Paulo Afonso e Xingó.

gomes disse...

Parabens pela bela publicação. Mas, gostaria de saber como faço para enviar meu curriculum, pois, sempre tive grande vontade de trabalhar nesse complexo industrial, que é a chesf. Atenciosamente agradeço, Jose Gomes, Tecnico, Tecnólogo e especialista em Engenharia Segurança Trabalho. F: 79-991145394

Postar um comentário